A acessibilidade em elevadores é indispensável para facilitar a circulação de cadeirantes, idosos ou deficientes visuais. Assim, você confere maior segurança e conforto durante o transporte de todos os públicos que circulam pelo seu ambiente.
Os empreendimentos mais antigos, com equipamentos instalados antes do estabelecimento de normas de acessibilidade, devem tentar se adequar na medida do possível. No caso dos elevadores, a modernização é fundamental para auxiliar nesse processo, adaptando-o às normas de acessibilidade determinadas pela ABNT.
Adicionalmente, a modernização também melhora a performance do equipamento, o que trará mais conforto, economia e segurança aos usuários; sem contar a atualização estética do elevador, que auxilia na valorização do imóvel. Vale a pena pensar sobre esses benefícios para todos os envolvidos.
Além disso, nos consolidamos no mercado através da pontualidade, aplicação de produtos de primeira linha e instalação adequada. Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite o seu orçamento!
Requisitos Particulares empregados em equipamentos para Acessibilidade:
Arquitetos e profissionais da construção civil tendem a começar suas pesquisas sobre acessibilidade buscando informações na ‟9050”.
ABNT NBR 9050:2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
Essa norma estabelece critérios técnicos voltados a mobiliários e espaços externos, ou seja, considerações como: área de manobra para cadeiras de rodas, inclinações de rampas, utilização de mapa tátil, entre outros. Trata-se de informações para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos voltados à acessibilidade.
Em seu conteúdo a 9050 faz referências a utilização de elevadores e plataformas. Contudo, não pode ser parâmetro para definir limites ou condições de projetos desses equipamentos, que possuem suas próprias normas técnicas (ABNT NBR ISO 9386-1, ABNT NBR 12892, ABNT NBR NM 313), sendo que somente essas são reconhecidas pelo CREA e pelos órgãos fiscalizadores municipais, como o GEM (Rio de Janeiro) e o SEGUR (São Paulo).
Estamos sempre prontos para melhor atendê-los.